MISSÃO

Formar recursos humanos em Engenharia Civil com capacidade de liderança e reconhecida competência no país e no exterior, para atuar na indústria, no ensino e na pesquisa em áreas estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sistemas naturais, construídos e sociais.

VISÃO DO FUTURO

Fortalecer-se como centro de excelência internacional em ensino, produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico em Engenharia Civil, com o desenvolvimento de soluções inovadoras e o incentivo de práticas que assegurem a sustentabilidade de sistemas naturais, construídos e sociais.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil possui sólida formação teórica nas áreas de Estruturas ou Geotecnia, com visão sistêmica, capacidade de resolver problemas complexos empregando técnicas e ferramentas modernas e capacidade de atuar em ensino, pesquisa científica e em desenvolvimento tecnológico de forma criativa, crítica e inovadora. O egresso do programa também desenvolve competências de autonomia, liderança, capacidade para trabalho em equipes multidisciplinares e com respeito à diversidade étnica-cultural, comportamento ético e responsabilidade socioambiental.

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi o primeiro Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado na área de Estruturas (1965) e na área de Geotecnia (1967). Em 1969 o curso foi reconhecido como Centro de Excelência de Pós-Graduação pelo CNPq e como Centro Latino-Americano de Pós-Graduação pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso de Doutorado começou a ser oferecido em 1985, também nas áreas de Estruturas e Geotecnia.

Nesses mais de cinquenta anos de existência, como pioneiro na pós-graduação em Engenharia Civil, o Programa realizou grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas de estruturas e geotecnia, contando atualmente com egressos atuando como docentes em mais de 100 universidades do país e do exterior, dentre as quais as principais IES públicas do Brasil.

A qualidade superior do Programa de Pós-Graduação é amplamente reconhecida pelas comunidades acadêmica e de engenharia do país, sempre muito bem classificado pela Capes, conforme apresentado no histórico de conceitos e graus atribuídos à pós-graduação desde 1977.

Avaliação Capes – Curso de Mestrado

Ano 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995
Conceito B B A – A A A A A A A A A A A A A A A A

Avaliação Capes – Curso de Doutorado

Ano 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995
Conceito B B B – B – B B A A

Avaliação Capes – Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)

Anos 1996 – 1997 1998 – 2000 2001 – 2003 2004 – 2006 2007 – 2009 2010 – 2012 2013 – 2016 2017 – 2020
Nota 6 7 6 6 6 6 6

O Programa atua em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia, às quais estão associadas 6 linhas de pesquisa que acompanham as tendências internacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atenderem à demanda nacional por soluções tecnológicas de engenharia. A abrangência das linhas de pesquisa está fortemente ligada à interação com outros programas de pós-graduação da PUC-Rio e de instituições nacionais e internacionais. Em correspondência com as linhas de pesquisa é oferecido um amplo conjunto de disciplinas de pós-graduação, propiciando ao aluno uma grande liberdade de escolha para aprofundamento de sua formação científica.

Linhas de Pesquisa em Estruturas: Materiais de Construção – Mecânica das Estruturas – Metodologias de Projeto em Engenharia

Linhas de Pesquisa em Geotecnia: Tecnologias Ambientais – Geotecnia Aplicada – Geomecânica

O Programa mantém um nível elevado de publicações em periódicos de ampla circulação nacional e internacional. O corpo docente participa regularmente dos principais congressos nacionais e internacionais nas áreas onde atuam, com forte participação de alunos e egressos.

Todos os docentes permanentes atuam regularmente na Graduação lecionando ao menos uma disciplina por semestre. Os alunos dos últimos períodos com bom rendimento acadêmico são incentivados a cursarem algumas disciplinas de pós-graduação como eletivas de seus cursos, conforme prevê o regulamento dos programas de pós-graduação da PUC-Rio.

Os alunos de graduação participam de projetos de pesquisa no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq e da Agência Nacional de Petróleo – ANP, bem como por meio de projetos individuais de docentes (CNPq, FAPERJ).

Todos os docentes permanentes atuam regularmente na Graduação lecionando ao menos uma disciplina por semestre. Os alunos dos últimos períodos com bom rendimento acadêmico são incentivados a cursarem algumas disciplinas de pós-graduação como eletivas de seus cursos, conforme prevê o regulamento dos programas de pós-graduação da PUC-Rio.

Os alunos de graduação participam de projetos de pesquisa no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq e da Agência Nacional de Petróleo – ANP, bem como por meio de projetos individuais de docentes (CNPq, FAPERJ).

A integração das atividades de pesquisa com a indústria ocorre em diversos níveis, desde a ação de membros do corpo docente como consultores junto a empresas públicas e privadas até o desenvolvimento de parcerias institucionais para desenvolvimento de projetos de pesquisa com forte vertente tecnológica. Destacam-se especialmente os diversos projetos mantidos com a Petrobrás, no setor de energia.

Os docentes participam de diversas comissões de órgãos de C&T do país e do Estado do Rio de Janeiro bem como em associações, comitês de organização de eventos científicos e na editoração de periódicos nacionais e internacionais.

Os docentes coordenam e participam de diversos projetos de extensão (extramuros) com a comunidade, usando tecnologia e conhecimento para resolver os problemas locais. A estrutura curricular prevê participação dos alunos de doutorado nesses projetos, principalmente através do Escritório Modelo de Engenharia Civil e Ambiental, onde também interagem com alunos de graduação.