Trabalho de fim de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório e, portanto, sua realização é um dos requisitos para obtenção do diploma. Trata-se de trabalho fundamental para síntese e integração dos conhecimentos, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Engenharia.

O TCC pode ser realizado em tema de interesse do aluno, que deverá entrar em contato com o possível orientador antes do início efetivo da realização do trabalho. O TCC pode ser realizado em dupla, visando estimular cooperação, divisão de tarefas e troca de conhecimentos entre os alunos. É importante destacar que relatórios de iniciação científica e de estágio supervisionado não substituem o TCC. Para se matricular em TCC, o aluno deverá ter cumprido um mínimo de 180 créditos.

Ao fim do TCC, o aluno deverá entregar a versão escrita do trabalho, elaborado de acordo com as normas ABNT. Além disso, o aluno deverá fazer defesa oral do trabalho perante banca composta por engenheiros. As defesas de TCC são abertas ao público e podem ser acompanhadas conforme divulgação abaixo. Orientações gerais, formulários e modelos sobre o TCC são fornecidos pelo coordenador do curso ao início de cada semestre, via Moodle.

Com frequência, o Curso de Engenharia Civil faz indicação dos melhores trabalhos para premiações concedidas por organizações e associações, como o Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos (https://novoportal.crea-rj.org.br/premiocrea/).