Laboratório de Metodologias de Projeto em Engenharia (LAMPRO)

O Laboratório de Metodologias de Projeto em Engenharia (LAMPRO), localizado no sexto andar do Edifício Cardeal Leme, sala L617, oferece um ambiente computacional avançado composto por 22 espaços de trabalho. Esses espaços são destinados aos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em diversos projetos de pesquisa, extensão, desenvolvimento e consultoria.

O LAMPRO está integrado às linhas de pesquisa de Metodologia de Projetos em Engenharia e Tecnologias Ambientais, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental. No laboratório, são pesquisados tópicos relacionados a: Automação de projeto com uso da inteligência artificial, Building Information Modeling (BIM), Computação gráfica aplicada a engenharia, Construção enxuta, Construção inteligente, Construtibilidade e segurança, Desastres socionaturais, Modelagem hidráulica e ambiental, Monitoramento da saúde das construções, Projetar para desmontar, Restauração Ecológica e da Paisagem, Saneamento ambiental, Sustentabilidade e desempenho energético do ambiente construído.

O LAMPRO se destaca pelo uso de equipamentos de alta performance, proporcionando suporte eficiente no desenvolvimento de estudos e projetos em Engenharia. Isso inclui estações de trabalho com tecnologia avançada, algoritmos e ferramentas de inteligência artificial, equipamentos especializados para modelagem BIM e Geoprocessamento, hardware otimizado para computação gráfica, hardware de simulações com Realidade Virtual e Realidade Aumentada, e softwares para simulações em construções e em sistemas de infraestrutura urbana. Além disso, o laboratório dispõe de sistemas avançados de monitoramento para avaliação da saúde das construções, contribuindo para a integridade estrutural e funcional dos projetos.

O investimento em tecnologia de ponta no LAMPRO cria um ambiente propício à inovação, capacitando os alunos e pesquisadores para enfrentar os desafios contemporâneos nas diversas áreas da Engenharia. O laboratório também é utilizado como hub de conexão com empresas do setor de Engenharia e Construção, promovendo parcerias e novos projetos de P&D.