Requisitos para Titulação

Mestrado

a) Completar o mínimo de 24 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas de pós-graduação, conforme estrutura curricular do curso, com rendimento acumulado não inferior a sete no conjunto das disciplinas e não inferior a seis em cada disciplina isoladamente.

b) Ter sido aprovado em Exame de Proficiência de Língua Inglesa (LET3101). Alternativamente, apresentar certificado de curso de inglês em nível intermediário ou avançado ou os seguintes comprovantes: TOEFL/IBT – mínimo de 71 pontos com validade de 2 anos; TOEFL/ITP – mínimo de 527 pontos com validade de 2 anos; IELTS Academic – nota 6 (com nota mínima 5 em listeningreadingwritingspeaking) com validade de 2 anos; CAMBRIGDE EXAM – CAE ou FCE – B2 sem prazo de validade

c) Ter sido aprovado em CIV3021 – Estágio de Docência na Graduação (Mestrado) – 1 cr.

d) Apresentar, defender e ter sido aprovado em Dissertação de Mestrado (CIV3000).

e) Entregar o volume final da dissertação dentro do prazo estabelecido pela Banca Examinadora, respeitados os prazos máximos estabelecidos pela Universidade. Na seção de Agradecimentos do volume final da dissertação é obrigatória a citação de apoio da Capes ao desenvolvimento da pesquisa, independentemente do fato de ter sido ou não bolsista da agência. A citação deve ser feita nos seguintes termos: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001”.

f) Ter sido aprovado na disciplina CIV3009 – Produção Científica no Mestrado, apresentando à Coordenação de Pós-Graduação deverá apresentar à Coordenação de Pós-Graduação um dos seguintes produtos, relacionados à dissertação:

    • cópia de artigo técnico completo, aprovado pelo professor orientador e referente à dissertação de mestrado, submetido a periódico com fator de impacto > 1,0 (ref. JCR da Clarivate Analytics) ou compatível com nível B4 ou superior da área de Engenharias I do Qualis/Capes (mais atual).
    • depósito de patente.
    • depósito de programa de computador.

Em qualquer dos casos, o aluno deverá ser o 1º autor do trabalho e o orientador principal deverá ser um dos coautores.

Doutorado

a) Completar o mínimo de 48 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas de pós-graduação, conforme a estrutura curricular do curso, com rendimento acumulado não inferior a sete no conjunto das disciplinas e não inferior a seis em cada disciplina isoladamente. O aproveitamento de créditos obtidos em curso de Mestrado deve ser solicitado à CCAR – Coordenação Central de Admissão e Registro até o final do primeiro semestre de matrícula do aluno no curso de Doutorado. Relação de disciplinas obrigatórias:

b) Ter sido aprovado em Exame de Proficiência de Língua Inglesa (LET3106). Alternativamente, apresentar certificado de curso de inglês em nível avançado ou os seguintes comprovantes: TOEFL/IBT – mínimo de 71 pontos com validade de 2 anos; TOEFL/ITP – mínimo de 527 pontos com validade de 2 anos; IELTS Academic – nota 6 (com nota mínima 5 em listeningreadingwritingspeaking) com validade de 2 anos; CAMBRIGDE EXAM – CAE ou FCE – B2 sem prazo de validade

c) Ter sido aprovado em CIV3030 – Estágio de Docência na Graduação (Doutorado) – 1 cr – e CIV3031 – Estágio de Docência na Graduação (Doutorado) – 0 cr.

d) Apresentar, defender e ter sido aprovado em Tese de Doutorado (CIV3001).

e) Ter cumprido a disciplina de Projeto de Extensão (CIV3210).

f) Entregar o volume final da dissertação dentro do prazo estabelecido pela Banca Examinadora, respeitados os prazos máximos estabelecidos pela Universidade. Na seção de Agradecimentos do volume final da tese é obrigatória a citação de apoio da Capes ao desenvolvimento da pesquisa, independentemente do fato de ter sido ou não bolsista da agência. A citação deve ser feita nos seguintes termos: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001”.

g) Ter sido aprovado na disciplina CIV3010 – Produção Científica no Doutorado, apresentando à Coordenação de Pós-Graduação Coordenação de Pós-Graduação um dos seguintes conjuntos de produtos, relacionados à tese:

    • cópia de dois artigos técnicos completos, aprovados pelo professor orientador e referentes à tese de doutorado, sendo um obrigatoriamente aceito para publicação ou publicado em periódico, e outro submetido, aceito para publicação ou publicado em periódico de qualidade igual ou superior.
    • cópia de um artigo técnico completo, aprovado pelo professor orientador e referente à tese de doutorado, aceito para publicação ou publicado em periódico, e um depósito de patente (ou pedido de registro de programa de computador).

O aluno deverá ser o 1º autor dos trabalhos e o orientador deverá ser um dos coautores. Os periódicos deverão ter fator de impacto > 1,0 (ref. JCR da Clarivate Analytics) ou deverão ser compatíveis com nível B2 ou superior da área de Engenharias I do Qualis/Capes (mais atual).