Apresentação
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio está preparado para enfrentar os desafios atuais e futuros da Engenharia Civil, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Com uma formação que valoriza a excelência acadêmica, a pesquisa de ponta e o compromisso social, o egresso se destaca como um profissional capaz de liderar mudanças positivas e promover a inovação no setor.
Competências Técnicas e Científicas:
- Especialização avançada: Expertise nas áreas do Programa para resolver problemas complexos e inovar em Engenharia Civil.
- Pesquisa e inovação: Condução rigorosa de pesquisas científicas, impulsionando o avanço tecnológico.
- Metodologias modernas: Uso de ferramentas e práticas emergentes na análise e desenvolvimento de projetos.
Competências Sociais e Éticas
- Responsabilidade social: Atuação ética, considerando impactos ambientais e comunitários.
- Trabalho em equipe: Colaboração eficaz em grupos multidisciplinares.
- Comunicação eficaz: Clareza na transmissão de ideias, oralmente e por escrito.
Gestão e Liderança
- Liderança inovadora: Estratégia e incentivo à criatividade para alcançar resultados disruptivos.
- Internacionalização: Atuação global em projetos e pesquisas.
- Transferência de conhecimento: Publicação de pesquisas e colaboração com a indústria e instituições acadêmicas.
- Sustentabilidade: Compromisso com soluções de baixo impacto ambiental.
- Desenvolvimento comunitário: Participação em projetos que melhoram a infraestrutura e a qualidade de vida.
HISTÓRICO
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi o primeiro Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado na área de Estruturas (1965) e na área de Geotecnia (1967). Em 1969 o curso foi reconhecido como Centro de Excelência de Pós-Graduação pelo CNPq e como Centro Latino-Americano de Pós-Graduação pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso de Doutorado começou a ser oferecido em 1985, também nas áreas de Estruturas e Geotecnia.
Nesses mais de cinquenta anos de existência, como pioneiro na pós-graduação em Engenharia Civil, o Programa realizou grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas de estruturas e geotecnia, contando atualmente com egressos atuando como docentes em mais de 100 universidades do país e do exterior, dentre as quais as principais IES públicas do Brasil.
A qualidade superior do Programa de Pós-Graduação é amplamente reconhecida pelas comunidades acadêmica e de engenharia do país, sempre muito bem classificado pela Capes, conforme apresentado no histórico de conceitos e graus atribuídos à pós-graduação desde 1977.