COMUNICAÇAO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Observados os dispositivos do art. 6º da DELIBERAÇÃO 001/76, será defendida no dia 10 de abril de 2024, às 15h 00min, em reunião realizada por meios de comunicação remota, a DISSERTAÇÃO DE MESTRADO intitulada Numerical Analysis and Experimental Behavior of UHPC Beams with Optimized Cross-Section do(a) aluno(a) PAULO HENRIQUE MARANGONI FEGHALI, candidato(a) ao grau de Mestre em Engenharia Civil.
A Comissão Julgadora constituída pela DESIGNAÇÃO Nº 20897/03/2024 é formada pelos seguintes membros:
N° | Nome | Titulação | Afiliação | Obs. |
---|---|---|---|---|
1 | Flavio de Andrade Silva | Doutor / UFRJ | PUC-Rio | Orientador(a) e Presidente |
2 | Paulo Augusto Krahl | Doutor / USP | UPM | Co-Orientador(a) |
3 | Luiz Antônio Guimarães Bitencourt Júnior | Doutor / USP | USP | |
4 | Yi Shao | Doutor / Stanford University | Mc Gill | |
5 | Daniel Carlos Taissum Cardoso | Doutor / PUC-Rio | PUC-Rio | Suplente |
RESUMO:
O concreto de ultra alto desempenho (UHPC) reforçado com fibras é um material que foi desenvolvido nas últimas décadas para atender à necessidade de estruturas modernas por um material mais resistente e durável. Suas características altamente não lineares tanto na tração quanto na compressão levam a um comportamento complexo. Além disso, a distribuição não homogênea das fibras e a alta resistência à tração, quando comparada ao concreto convencional, resultam em menor ductilidade para vigas de UHPC. A análise de elementos finitos mostra ser uma ferramenta adequada para representar a resposta de elementos estruturais de UHPC, mas a calibragem do modelo deve ser aplicada corretamente e técnicas de modelagem coerentes devem ser usadas para representar corretamente os tramos pós-pico de curvas força-deslocamento para vigas de UHPC submetidas a testes de flexão de quatro pontos. Foi realizada uma extensa caracterização do material tanto em tração quanto em compressão. Testes axiais monotônicos foram condu zidos para obter curvas tensão-deformação na compressão e tensão-abertura de fissura na tração. Testes cíclicos foram realizados para determinar a evolução do dano experimental em compressão e na tração. Esses dados serviram como referência para calibrar modelos uniaxiais e modelos de evolução de dano de acordo com expressões analíticas disponíveis na literatura. Modelos heterogêneos simu lando a dispersão do material nas propriedades mecânicas do UHPC ao longo do volume das vigas foram utilizados para obter uma seção transversal que apresentasse resistência otimizada, mantendo a ductilidade desejada. Finalmente, cinco vigas foram testadas, com diferentes formas e porcentagens de reforço, e estratégias de modelagem foram comparadas aos dados experimentais das vigas.
Link para a defesa:
https://puc-rio.zoom.us/j/98724199921?pwd=Mm9FRTdrMUNGck1lZE5MekhOY2VpUT09