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COMUNICAÇAO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Observados os dispositivos do art. 6º da DELIBERAÇÃO 001/76, será defendida no dia 10 de abril de 2024, às 15h 00min, em reunião realizada por meios de comunicação remota, a DISSERTAÇÃO DE MESTRADO intitulada Numerical Analysis and Experimental Behavior of UHPC Beams with Optimized Cross-Section do(a) aluno(a) PAULO HENRIQUE MARANGONI FEGHALI, candidato(a) ao grau de Mestre em Engenharia Civil.

A Comissão Julgadora constituída pela DESIGNAÇÃO Nº 20897/03/2024 é formada pelos seguintes membros:

Nome Titulação Afiliação Obs.
1 Flavio de Andrade Silva Doutor / UFRJ PUC-Rio Orientador(a) e Presidente
2 Paulo Augusto Krahl Doutor / USP UPM Co-Orientador(a)
3 Luiz Antônio Guimarães Bitencourt Júnior Doutor / USP USP
4 Yi Shao Doutor / Stanford University Mc Gill
5 Daniel Carlos Taissum Cardoso  Doutor / PUC-Rio PUC-Rio Suplente

RESUMO:

O concreto de ultra alto desempenho (UHPC) reforçado com fibras é um material que foi desenvolvido nas últimas décadas para atender à necessidade de estruturas modernas por um material mais resistente e durável. Suas características altamente não lineares tanto na tração quanto na compressão levam a um comportamento complexo. Além disso, a distribuição não homogênea das fibras e a alta resistência à tração, quando comparada ao concreto convencional, resultam em menor ductilidade para vigas de UHPC. A análise de elementos finitos mostra ser uma ferramenta adequada para representar a resposta de elementos estruturais de UHPC, mas a calibragem do modelo deve ser aplicada corretamente e técnicas de modelagem coerentes devem ser usadas para representar corretamente os tramos pós-pico de curvas força-deslocamento para vigas de UHPC submetidas a testes de flexão de quatro pontos. Foi realizada uma extensa caracterização do material tanto em tração quanto em compressão. Testes axiais monotônicos foram condu zidos para obter curvas tensão-deformação na compressão e tensão-abertura de fissura na tração. Testes cíclicos foram realizados para determinar a evolução do dano experimental em compressão e na tração. Esses dados serviram como referência para calibrar modelos uniaxiais e modelos de evolução de dano de acordo com expressões analíticas disponíveis na literatura. Modelos heterogêneos simu lando a dispersão do material nas propriedades mecânicas do UHPC ao longo do volume das vigas foram utilizados para obter uma seção transversal que apresentasse resistência otimizada, mantendo a ductilidade desejada. Finalmente, cinco vigas foram testadas, com diferentes formas e porcentagens de reforço, e estratégias de modelagem foram comparadas aos dados experimentais das vigas.

Link para a defesa:

https://puc-rio.zoom.us/j/98724199921?pwd=Mm9FRTdrMUNGck1lZE5MekhOY2VpUT09

 

 

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