Aluno(a): BARBARA VIAPIANA DE CARVALHO

Candidato(a) ao Grau: Doutor em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Título: Investigação Da Influência Da Plasticidade Nos Efeitos De Tempo E De Velocidade De Deformação No Comportamento De Argilas Saturadas

Data: 19 de setembro de 2024

Horário: 14h00min

Sala Virtual:

https://puc-rio.zoom.us/j/97139378635?pwd=THM7z5QOhahqY5AOvm3iO94UHtE9AG.1

ID da Reunião: 971 3937 8635
Senha: 964051

Resumo: Nesta pesquisa, foram realizados ensaios triaxiais CIU e de adensamento edomé-trico de longa duração em amostras de argila, visando estudar a influência da plasticidade nos efeitos de tempo e de velocidade de deformação. Entendendo que a plasticidade está associada à propriedade viscosa da camada de água adsor-vida que envolve os grãos de argila, essa pesquisa busca compreender também o comportamento destes solos sob a ótica do modelo tensão-deformação-resistência-tempo de solos argilosos que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Reologia dos Solos da COPPE/UFRJ, o qual admite a existência de uma parcela viscosa tanto na tensão normal efetiva quanto na resistência ao cisalhamento. Argilas fabricadas a partir de misturas de caulim e bentonita (com teores de 10, 20 e 30% de bentonita) foram estudadas, assim como argilas reconstituídas produzidas a partir de amostras extraídas do campo experimental Sarapuí II, localizado no Rio de Janeiro. Os resultados dos ensaios edométricos mostraram influência da plasticidade na compressibilidade das argilas, sendo observado aumento do índice de compressão e diminuição do coeficiente de adensamento com o aumento da plasticidade. O monitoramento do adensamento secundário das argilas sugere que a linha de fim do secundário está tão mais afastada da linha de “fim” do primário quanto mais plástico for o solo. Os resultados dos ensaios triaxiais indicaram que a plasticidade influencia diretamente na parcela viscosa da resistência, promovendo tanto o aumento do coeficiente de viscosidade quanto o aumento do efeito de velocidade. Os resultados indicaram ainda que, a parcela de atrito da resistência estabelece uma relação única com o índice de vazios, e, portanto, independe da velocidade de deformação.