Observados os dispositivos do art. 6º da DELIBERAÇÃO 001/76, será defendida no dia 18 de setembro de 2025, às 14h 00min, em reunião realizada por meios de comunicação remota, a TESE DE DOUTORADO intitulada ALTERNATIVE DIGITAL ROCK PHYSICS METHODS FOR CHARACTERIZATION OF CARBONATE ROCKS do aluno ISMAEL RIBEIRO VASCONCELOS NETO, candidato ao grau de Doutorem Engenharia Civil.
Data: 18 de setembro de 2025
Horário: 14h00
Sala Virtual:
https://puc-rio.zoom.us/j/
ID da reunião: 987 3526 3917
Senha: 699179
Resumo: As rochas carbonáticas constituem alguns dos reservatórios mais complexos e significativos em escala global, representando quase metade das reservas de hidrocarbonetos do mundo. O estudo de suas propriedades físicas é crucial devido à sua importância na exploração de petróleo e gás, em especial na região do pré-sal brasileiro. No entanto, essas rochas apresentam texturas e propriedades físicas muito complexas, resultantes das alterações diagenéticas que as afetaram ao longo do tempo. Esses processos podem modificar substancialmente a estrutura de poros da rocha e alterar suas propriedades, impondo diversos desafios para a caracterização precisa e a modelagem de reservatórios.
Para enfrentar esses desafios, é desenvolvido um fluxo de trabalho para a caracterização de rochas carbonáticas utilizando técnicas alternativas de física digital de rochas. A metodologia proposta integra dados de medições laboratoriais com técnicas avançadas de imageamento para construir modelos digitais de rochas destinados ao cálculo de propriedades elásticas e de fluxo. As informações relevantes da estrutura porosa das amostras analisadas são extraídas de imagens de microtomografia computadorizada (micro-CT). Um procedimento baseado no método dos elementos finitos, em conjunto com um modelo de física de rochas, é utilizado para a avaliação das propriedades elásticas, incluindo o estudo da anisotropia dos poros.
As propriedades de fluxo são obtidas por meio de uma abordagem de modelagem de rede de poros, superando as altas demandas computacionais impostas por simulações diretas em escala de poro. Ao integrar diferentes métodos, o fluxo de trabalho proposto oferece uma alternativa útil para investigar sistemas porosos complexos, ampliando a compreensão da influência da estrutura de poros da rocha sobre as propriedades físicas e apoiando o desenvolvimento de modelos avançados de caracterização.