É com grande alegria que compartilhamos uma conquista significativa da nossa querida professora Lourdes Maria Silva de Souza, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio. Na última quinta-feira, 13 de março, a professora Lourdes participou da cerimônia do 1º Prêmio Mulheres na Ciência de outorga de recursos para os editais lançados pela FAPERJ, com foco em meninas, mulheres e mães na ciência. A cerimônia teve como objetivo apoiar 200 pesquisadoras e garantir o suporte necessário para que possam dar continuidade ao seu trabalho, conciliando a maternidade com a pesquisa.

Lourdes, que também é pesquisadora do Tecgraf, foi uma das homenageadas com o Prêmio Mulheres na Ciência, reconhecimento merecido pelo seu compromisso em incentivar e inspirar meninas e mulheres na ciência. Ela assinou a outorga de seu projeto, intitulado “Mãos à Obra – Despertando o Interesse pela Engenharia Civil de Meninas e Mulheres da Educação e do Ensino Superior Através da Pesquisa da Impressão 3D com Materiais Sustentáveis Aplicada a Construções Sociais”, o qual faz parte do edital E_02/2024 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação.

O projeto de Lourdes tem como principal objetivo despertar o interesse de meninas e mulheres pela Engenharia Civil, utilizando a pesquisa sobre impressão 3D com materiais sustentáveis em construções sociais como uma ferramenta de desenvolvimento científico e tecnológico.

Além de Lourdes, 24 pesquisadoras também foram homenageadas com o Prêmio Mulheres na Ciência, uma iniciativa inédita que visa fortalecer e promover a presença feminina no campo da ciência e tecnologia.

Parabéns, Lourdes! Seu trabalho é uma inspiração para todos nós e um exemplo de como a ciência pode ser transformadora e inclusiva. A PUC-Rio se orgulha imensamente de contar com você em nosso corpo docente e de ver seu projeto contribuir para a construção de um futuro mais igualitário e inovador.