Uma Breve História

O curso de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio foi criado em 1948 e, dezessete anos depois, em 1965, foi criado o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de mestrado. O curso de doutorado foi criado em 1984.

Em 2015, o programa de pós-graduação em Engenharia Civil completou 50 anos e, até aquela data, mais de 1000 dissertações de mestrado e teses de doutorado foram produzidas. Ao longo de sua existência, o programa formou professores que hoje trabalham em várias universidades da América Latina e em 47 universidades brasileiras, incluindo as principais universidades federais.

A distinção entre o curso da PUC-Rio e de outras Universidades

O curso de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio oferece ao estudante uma sólida formação em matemática e ciências básicas, permitindo o uso das principais técnicas e ferramentas de engenharia civil nas áreas de projetos, gestão, produção e aplicação de tecnologias.

O curso oferece formação abrangente, com possibilidades de ênfase nas áreas de Estruturas, Materiais, Engenharia Geotécnica e Engenharia Ambiental. O corpo docente é em grande parte composto por professores doutores em tempo integral da Universidade. Visando aproximar os alunos do mercado de trabalho, o corpo docente é complementado por professores em tempo parcial que têm fortes laços com a atividade profissional.

A proposta didática é capacitar o estudante a desenvolver produtos e serviços, bem como realizar pesquisas em sua área de atuação, elaborando estratégias, gerenciando incertezas, resolvendo problemas e trabalhando com equipes multidisciplinares.

A Infraestrutura

A infraestrutura disponível para os alunos inclui vários laboratórios, entre eles: Laboratório de Estruturas e Materiais, Laboratório de Engenharia Geotécnica e Ambiental, Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Topografia e Medidas de Engenharia, Laboratórios de Informática e outros laboratórios do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

O Programa de Intercâmbio Internacional da PUC-Rio possui acordos com universidades renomadas no exterior, com possibilidade de dupla diplomação. Em 2015, trinta e dois alunos de Engenharia Civil participaram de intercâmbios em vinte e uma instituições de dez diferentes países. A PUC-Rio mantém centenas de acordos e cooperações acadêmicas e científicas com instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo.

Os alunos têm a possibilidade de trabalhar como estagiários na Empresa Júnior da PUC-Rio: uma consultoria interdisciplinar, supervisionada por professores, que trabalha em soluções em gestão e estratégia para vários clientes, desde grandes empresas a pequenos empreendedores. O Instituto Gênesis fornece a infraestrutura necessária para graduandos e pós-graduandos desenvolverem empreendimentos inovadores e autossustentáveis.

Como ingressar na PUC-Rio?

Para ingressar no programa, o candidato deve prestar o Vestibular da PUC-Rio com duas opções de admissão: provas de entrada ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A PUC-Rio oferece vários tipos de bolsas: bolsas por desempenho acadêmico; bolsas comunitárias, que são filantrópicas, além de bolsas resultantes de acordos trabalhistas. A PUC-Rio também concede bolsas através do ProUni (programa do MEC) e participa do FIES (financiamento estudantil).

O programa exige grande dedicação no estudo da matemática e ciências físicas, que formam a base para a engenharia. Assim, é natural que estudantes com maior aptidão para essas disciplinas busquem o curso.

Como a engenharia atua em tantas atividades, essenciais para a sociedade, o candidato deve ter um forte compromisso com valores éticos e estar preparado para os desafios relacionados à prática da profissão.