Tácio Mauro Pereira de Campos

Telefone: +55 21 3527.1188
Ramal 133 - Sala 18
tacio@puc-rio.br

Tácio Mauro Pereira de Campos 2017-01-18T13:28:46-02:00

Tácio Mauro Pereira de Campos é Professor Associado II do Quadro Principal.
Ingressou no Departamento de Engenharia Civil em 1975.
Membro da Linha de Pesquisa Geotecnia Ambiental.

Formação Acadêmica:

Doutorado em Mecânica dos Solos pelo Imperial College, em 1984

Mestrado em Engenharia Civil e em Mecânica dos Solos respectivamente pela PUC-Rio, em 1974, e pelo Imperial College, Londres, em 1980

Graduado em em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, em 1971

Posições Acadêmicas

Pesquisador 1A do CNPq

Cientista Sênior (CNE) da FAPERJ

O Professor Tácio de Campos é natural de Goiânia, Goiás. É membro do Quadro Principal de professores da PUC-Rio desde 1975, sendo atualmente Professor Associado II desta Instituição e Coordenador do Núcleo de Geotecnia Ambiental do DEC/PUC-Rio, reconhecido pelo CNPq e FAPERJ como Núcleo de Excelência desde 1998.

Suas linhas de atuação em pesquisa e desenvolvimento técnico-científico encontram-se inseridas nas sub-áreas de Geotecnia Experimental e Geotecnia Ambiental envolvendo, em particular, aspectos experimentais de campo e laboratório relativos a solos não saturados, movimentos gravitacionais de massa (mecanismos associados a escorregamentos e processos erosivos), disposição de resíduos sólidos (urbanos, de mineração e industrial), contaminação do subsolo por substâncias orgânicas e inorgânicas e técnicas de RAD (recuperação de áreas degradadas) e RAC (recuperação de áreas contaminadas).

Posições Administrativas

Diretor do Departamento de Engenharia Civil

Organizações Profissionais e Comitês

Foi vice-presidente do Núcleo Regional da ABMS do Rio de Janeiro entre e membro fundador dos Comitês de Solos Não Saturados e de Geotecnia Ambiental da ABMS.

Foi membro indicado pela Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos (ISSM) do TC6 – Comitê Técnico de Solos Não Saturados (2006 a 2010)

É membro do TC-101, Comitê Técnico de Ensaios de Laboratório da ISSM.

É líder técnico (consultor principal) da Alta Geotecnia Ambiental, agraciada com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador como melhor empresa incubada do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Como consultor sênior desta e de outras empresas do país e exterior tem atuado, em particular, na solução de problemas envolvendo projetos de obras de engenharia lineares, projetos de estruturas de contenção de encostas em ambientes tropicais, projetos de aterros de resíduos sólidos urbanos e de mineração e no desenvolvimento de metodologias e técnicas experimentais visando o entendimento do comportamento de materiais considerados como problemáticos (e.g. solos muito moles, solos residuais, solos expansivos, solos colapsíveis).

Premiações

Foi agraciado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) com a Medalha Costa Nunes, em 1993, pelo conjunto de trabalhos em solos não saturados,  o

Ganhou o Prêmio Terzaghi, em 2001, pelo conjunto dos trabalhos em Geotecnia Ambiental.

Em 2011 e 2012 foi homenageado por suas contribuições à Geotecnia Brasileira pelos, respectivamente, Núcleos da ABMS de Minas Gerais e da Bahia.

Em 2009 foi distinguido, pela CAPES, como orientador principal da melhor tese de doutorado produzida no país na área das Engenharias I.

Curriculum Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7476904353230115