Compartilhe: (1 mês atrás)

Formação dos candidatos

Ser diplomado em curso de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia de Minas ou Engenharia Aeronáutica, Geologia. Em casos excepcionais poderão ser admitidos candidatos que possuam outros cursos de formação científica ou tecnológica, a critério da Comissão de Pós-Graduação. Os candidatos ao programa de doutorado deverão obrigatoriamente possuir título de Mestre.

Período de inscrição

1º de abril até 30 de junho, para início do curso em agosto do ano corrente.

1º de setembro até 30 de novembro, para início do curso em março do ano seguinte

Não é cobrada taxa de inscrição

Documentos exigidos na inscrição

A inscrição é feita online pelo endereço http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html onde também pode-se obter o edital de inscrições. O pedido de admissão deverá ser devidamente preenchido pelo candidato, com apresentação no formato PDF (digital)  dos seguintes documentos:

1 -  Diploma do curso de Graduação (frente e verso) ou certificado de conclusão do curso. Caso o aluno esteja ainda cursando o último período, deverá enviar uma declaração de sua universidade atestando que, se for aprovado nas disciplinas em que está matriculado, concluirá o curso ao final do atual semestre.

2 - Diploma do curso de Mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão do curso (para candidatos ao Doutorado). Os candidatos aprovados para o curso de doutorado deverão apresentar certificado de aprovação da defesa de dissertação de Mestrado até o último dia da matrícula regular  no doutorado de acordo com o calendário escolar da PUC-Rio.

3 - Histórico Escolar do curso de Graduação

4 - Histórico Escolar do Mestrado (para candidatos ao Doutorado)

5 - Curriculum Vitae

6 - Certidão de nascimento ou de casamento (na aba Outros Anexos do formulário de inscrição)

7 - Indicação do endereço de email de dois professores, no mínimo,  para preenchimento de carta de recomendação. Não enviar cartas em papel.

Seleção dos Candidatos

A seleção dos candidatos é feita pelos professores das respectivas áreas (Geotecnia, Estruturas) com base no histórico escolar, curriculum vitae, cartas de referência e, se necessário, entrevistas com os candidatos ao Doutorado. O resultado do julgamento é comunicado a todos os candidatos inscritos por meio de ofício da coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Os candidatos selecionados deverão se comunicar imediatamente com a Coordenação, confirmando ou não a intenção de matricular no curso.

Observações

Somente serão examinados os pedidos de admissão que estiverem com a documentação completa e entregue dentro do prazo.

A DAR - Divisão de Admissão e Registro da PUC-Rio  - só aceita inscrições de alunos estrangeiros que tiverem seus diplomas anteriores convalidados nos consulados e embaixadas brasileiras nos países de origem. Esta exigência não se aplica aos candidatos que tiverem  concluído o curso de Graduação ou de Mestrado em universidade brasileira.

Os cursos de pós-graduação podem ser realizados em regime de dedicação integral (cursando no mínimo 4 disciplinas por semestre) ou parcial. Alunos em regime de dedicação parcial podem se candidatar à isenção das taxas escolares da PUC-Rio e aqueles em regime de dedicação integral podem se candidatar a bolsas de estudo de agências de fomento à pesquisa (Capes, CNPq, Faperj) além da isenção das taxas escolares da universidade.