Compartilhe: (1 mês atrás)
O Laboratório de Computação está fisicamente distribuído em 4 salas do departamento, contando com um cluster (5 máquinas com processadores Dual Intel 2,33GHz cada e 40 núcleos de processamento) e 45 microcomputadores Intel I7 conectados em rede gigabits, disponíveis aos alunos durante todos os dias e horários da semana. Possui também diversas impressoras laser, scanner de mesa e projetores. Um sistema biométrico controla o acesso às salas do laboratório que contam com serviços de câmeras de segurança. Todas as instalações têm acesso a redes Wi-Fi do Departamento, já que grande parte dos alunos dispõe de notebooks para se conectar à internet.
 O acesso ao software disponível pode também ser feito por via remota da casa do aluno por meio de um servidor de máquinas virtuais. Os principais programas computacionais da rede departamental são:

ArcGis v.2020, Autodesk Civil 3D 2021, Autodesk Navisworks Simulate 2021, Flac 2D v.8, Geomotions 2019, Grapher v.17, Plaxis 2D v.21, Plaxis 3D v.21, Plaxis LE v.21, MatLab, MathCad, Microsoft Office, Microsoft Project, Pacote de Programas Rocscience v.2020, Pacote de Programas Geo5 v. 2020, Pacote de Programas SeismSoft v. 2020, Simulia Abaqus (Research and Teaching), Revit 2021, Robot Structural Analysis Professional 2021, linguagens de programação C++, Fortran, Delphi, Visual C.

Versões atualizadas de software da Microsoft, tais como sistemas operacionais Windows, VisualStudio e pacote Office, estão disponíveis aos alunos graças a convênio específico firmado entre a PUC-Rio e a Microsoft do Brasil. Também por meio de convênio entre a universidade e a empresa Mathworks os alunos têm acesso ao programa MATLAB.

O laboratório possui dois equipamentos de vídeo conferência para realização de exames de proposta de tese, exames de qualificação e defesas de dissertação ou tese com participação online de membros externos, inclusive de universidade estrangeiras.
Além dos recursos computacionais mencionados, vários professores disponibilizam infraestrutura computacional necessária para seus próprios orientandos. Há ainda a possibilidade de utilização de recursos computacionais avançados por meio de redes de pesquisa das quais participam docentes do programa, dentre as quais a Rede Temática de Computação Científica e Visualização (Rede Galileu) da ANP.