Metodologia de Projeto Integrado (MPI) é uma ferramenta orientada para a prática integrada de conceitos multidisciplinares, por meio de um projeto pessoal que acompanha o aluno nos semestres do ciclo profissional do curso. Implantada desde o primeiro semestre de 2019, atualmente envolve a participação de dezesseis disciplinas que auxiliam o aluno na elaboração do projeto de obras de engenharia. A MPI tem como objetivo estimular a experimentação e dar protagonismo ao aluno no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências técnicas com gestão sistêmica.

As disciplinas participantes se dividem em quatro grupos, que representam as fases do ciclo de vida de um projeto, conforme indicado na tabela seguinte:

Estrutura do

ENG1226 – Planejamento e Controle de Obras

MPI - 3

ENG1231 – Metodologia de Projeto em Engenharia Civil

Em 2020, quatro universidades nacionais apresentaram contribuições ao relatório da Comissão para as Novas Diretrizes Curriculares, dentre as quais a PUC-Rio com a MPI, a qual plenamente atende às novas orientações do MEC, principalmente na aplicação de conhecimentos teóricos do curso em situações do mercado de trabalho regional. Como a MPI é baseada em projetos desenvolvidos por empresas de engenharia, trata-se de excelente oportunidade de o aluno escolher, de forma mais informada e consciente, as disciplinas necessárias para o desenvolvimento do projeto, ao mesmo tempo que também propicia a formação de equipes de trabalho, favorecendo a discussão de estratégias e métodos, com auxílio de professores.

A MPI disponibiliza dados e resultados armazenados em nuvem, acessíveis pelo Ambiente de Aprendizagem On-Line da PUC-Rio. Dessa forma, o aluno desenvolve gradualmente as etapas do projeto, selecionando as disciplinas à medida que avança na grade curricular do curso de Engenharia Civil.

Além dos benefícios à formação acadêmica do aluno, a MPI também contribui na interação universidade – empresa, agregando vivência em projetos do mercado de trabalho aos egressos, aos futuros colaboradores de empresas ou empreendedores de seus próprios negócios.

Prof. Joel Vieira

Coordenado MPI