Compartilhe: (3 mêss atrás)

Metodologia de Projeto Integrado (MPI) é uma ferramenta orientada para a prática integrada de conceitos multidisciplinares, por meio de um projeto pessoal que acompanha o aluno nos semestres do ciclo profissional do curso. Implantada desde o primeiro semestre de 2019, atualmente envolve a participação de dezesseis disciplinas que auxiliam o aluno na elaboração do projeto de obras de engenharia. A MPI tem como objetivo estimular a experimentação e dar protagonismo ao aluno no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências técnicas com gestão sistêmica.

As disciplinas participantes se dividem em quatro grupos, que representam as fases do ciclo de vida de um projeto, conforme indicado na tabela seguinte:              

 

Estrutura do

MPI 2020.1

Etapa

Espaço Virtual

Disciplina Fonte

 

 


Introdução

MPI

Divulgação e Coordenação

 


 

 

 

ENG1021 – Gestão e Escopo do Projeto

Condições Iniciais

MPI-0

ENG1206 – Resistência dos Materiais II

 

 

ENG1208 - Topografia

 

 


 

 

ENG1204 – Análise de Estruturas II

 

 

ENG1211 – Mecânica dos Solos

Conceitualização

MPI - 1

ENG1229 – Arquitetura e Urbanismo

 

 

ENG1218 – Estruturas de Concreto Armado I

 

 

ENG1223 – Construção Civil I

 

 

 

 

 

ENG1215 – Estruturas de Madeira

 

 

ENG1219 – Estruturas de Concreto Armado II

 

 

ENG1220 – Estruturas de Aço I

Desenvolvimento

MPI - 2

ENG1224 – Construção Civil II

 

 

ENG1225 – Instalações Prediais

 

 

ENG1228 – Engenharia de Fundações

 

 

ENG1226 – Planejamento e Controle de Obras

 


 

Conclusão

MPI - 3

ENG1231 – Metodologia de Projeto em Engenharia Civil


Em 2020, quatro universidades nacionais apresentaram contribuições ao relatório da Comissão para as Novas Diretrizes Curriculares, dentre as quais a PUC-Rio com a MPI, a qual plenamente atende às novas orientações do MEC, principalmente na aplicação de conhecimentos teóricos do curso em situações do mercado de trabalho regional. Como a MPI é baseada em projetos desenvolvidos por empresas de engenharia, trata-se de excelente oportunidade de o aluno escolher, de forma mais informada e consciente, as disciplinas necessárias para o desenvolvimento do projeto, ao mesmo tempo que também propicia a formação de equipes de trabalho, favorecendo a discussão de estratégias e métodos, com auxílio de professores.

A MPI disponibiliza dados e resultados armazenados em nuvem, acessíveis pelo Ambiente de Aprendizagem On-Line da PUC-Rio. Dessa forma, o aluno desenvolve gradualmente as etapas do projeto, selecionando as disciplinas à medida que avança na grade curricular do curso de Engenharia Civil.

Além dos benefícios à formação acadêmica do aluno, a MPI também contribui na interação universidade – empresa, agregando vivência em projetos do mercado de trabalho aos egressos, aos futuros colaboradores de empresas ou empreendedores de seus próprios negócios.

 

Prof. Joel Vieira

Coordenado MPI