Compartilhe: (5 mêss atrás)

Iniciação Científica

A Iniciação Científica tem como objetivo proporcionar ao aluno o primeiro contato com pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que serão importantes durante sua futura carreira acadêmica ou profissional como curiosidade, iniciativa, espírito crítico, autonomia, disciplina, organização, paciência, hábito de leitura e capacidade de comunicação e argumentação. O projeto de pesquisa do aluno é conduzido sob orientação de um pesquisador experiente vinculado ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Para participar de um projeto de iniciação científica, o aluno deve entrar em contato com o professor pesquisador que tenha atuação em sua área de interesse.

A iniciação científica pode ser realizada de forma voluntária ou com recebimento de bolsa, vinculada a algum projeto do professor orientador ou concedida por agências de fomento à pesquisa como CNPq e FAPERJ. Para pleitear bolsa por agência de fomento, o aluno deve estar atento ao calendário dos programas e cumprir com os requisitos mínimos, disponíveis em:


A iniciação científica não substitui o estágio supervisionado, mas ela pode ser considerada como como atividade complementar, desde que devidamente comprovada (http://www.ccpe.ctc.puc-rio.br/AtividadesComplementares/AtividadesComplementares.aspx). Exemplos de trabalhos recentes podem ser encontrados abaixo ou na página http://www.puc-rio.br/pibic/.


Iniciação Tecnológica e Industrial

Enquanto na iniciação científica o aluno trabalha em pesquisa voltada para a geração de conhecimento, na iniciação tecnológica e industrial ele tem a oportunidade de aplicar o conhecimento existente no desenvolvimento de um produto, processo ou serviço para o mercado. A candidatura e a seleção seguem procedimento semelhante ao descrito acima. Para pleitear bolsa por agência de fomento, o aluno deve estar atento ao calendário dos programas: