Compartilhe: (3 mêss atrás)

A graduação em Engenharia Civil foi criada em 1948 e desde então vem sofrendo grandes mudanças em função dos avanços observados nas últimas décadas, fomentados principalmente pelo uso crescente de computadores, pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, pela adoção de novos métodos de análise, pela preocupação com as questões ambientais e pela presença cada vez maior de engenheiros civis nas atividades de planejamento, administração e gerência.

O Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio não está alheio a estas questões e, nos últimos anos, foi realizado um esforço para atualizar o currículo de graduação em Engenharia Civil e as metodologias de ensino empregadas. Esta atualização vem acompanhada da criação de uma infra-estrutura adequada à nova realidade profissional, procurando dar ao aluno uma formação cada vez mais sólida e abrangente e prepará-lo para atuar nos seus diversos segmentos: projeto, administração e gerência, construção, planejamento, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, métodos e processos.

O programa de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio tem tradição e qualidade reconhecidas nos meios acadêmicos e pelas principais empresas de engenharia do país. De acordo com as últimas pesquisas na área da educação universitária, o programa de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio encontra-se entre os melhores do Brasil. Nas últimas avaliações que a Secretaria de Ensino Superior do MEC realizou sobre as condições de todos os cursos de Engenharia Civil do país, o curso de Engenharia Civil da PUC-Rio obteve a máxima nota nos três quesitos: Infra-estrutura, Programa Pedagógico e Corpo Docente.

A qualidade da formação é reforçada pela disponibilidade de modernos laboratórios de Estruturas, Geotecnia, Computação, Química, Física, Geologia, Topografia, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, e Meio Ambiente. Adicionalmente são realizadas visitas técnicas e excursões para trabalhos de campo em diversas disciplinas.


Por que Engenharia Civil e Ambiental na PUC-Rio?


Um Breve Histórico

O curso de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio foi criado em 1948, e dezessete anos depois, em 1965, foi criado o primeiro curso de pós-graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado em 1965. O curso de doutorado foi criado em 1984.

Em 2015 a Pós-Graduação em Engenharia Civil completou 50 anos, e até essa data foram produzidas mais de 1000 dissertações de mestrado e teses de doutorado.  Ao longo de sua existência o programa formou docentes que atuam hoje em várias universidades latino-americanas e em 47 universidades brasileiras, dentre as quais as principais universidades federais.


O Diferencial do Curso em relação a outras Universidades

O curso de graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio oferece ao aluno uma base sólida em matemática e ciências básicas, além de capacitar o aluno ao uso das principais técnicas e ferramentas de engenharia civil nas áreas de projetos, gerência, produção e aplicação de tecnologias.

O curso oferece ampla formação, com possibilidades de ênfase nas áreas de Estruturas, Materiais, Geotecnia e Ambiental. O quadro docente conta com grande parte dos professores doutores em tempo integral na Universidade. Visando aproximar os alunos do mercado de trabalho, o quadro é complementado por professores em regime parcial que possuem forte vínculo com a atividade profissional.

A proposta de ensino é capacitar o aluno a desenvolver produtos e serviços como também a realizar pesquisas em sua área de atuação, traçar estratégias, gerenciar incertezas, solucionar problemas e trabalhar com equipes multidisciplinares.


A Infraestrutura

A infraestrutura disponível para os alunos conta com diversos laboratórios, entre eles: o Laboratório de Estruturas e Materiais, Laboratório de Geotecnia e Meio Ambiente, Laboratório de Hidráulica, Gabinete de Topografia, Laboratórios de Computação e demais laboratórios do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

O Programa de Intercâmbio Internacional da PUC-Rio tem convênio com universidades renomadas no exterior, com possibilidade de dupla diplomação.  Em 2015, trinta e dois alunos do curso de Engenharia Civil participaram de intercâmbio em vinte e uma instituições de dez diferentes países.  A PUC-Rio mantém centenas de convênios e cooperações acadêmicas e científicas com instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo.

Os alunos têm a possibilidade de estagiar na Empresa Junior PUC-Rio, uma consultoria interdisciplinar, orientada por professores, que trabalha soluções em gestão e estratégia para diversos clientes, desde grandes empresas a pequenos empreendedores. O Instituto Gênesis oferece a infraestrutura necessária para graduandos e recém-formados desenvolverem empreendimentos inovadores e autossustentáveis.


Como ingressar na PUC-Rio ?

Para ingressar no curso o candidato deve fazer o Concurso Vestibular da PUC-Rio com duas vias de ingresso: provas do vestibular ou ENEM.

A PUC-Rio concede diversos tipos de bolsas: bolsas de desempenho acadêmico; bolsas de estudo comunitárias, que são filantrópicas, além de bolsas decorrentes de convenções trabalhistas. A PUC-Rio também concede bolsas via ProUni (programa do MEC) e participa do FIES (financiamento estudantil).

O curso exige grande dedicação no estudo de matemática e ciências físicas, que formam a base para a engenharia. Assim, é natural que o curso seja procurado por alunos com maior aptidão nessas disciplinas.

Como a engenharia tem atuação em tantas atividades essenciais à sociedade o candidato deve ter forte comprometimento com os valores éticos e estar preparado para os desafios relativos ao exercício da profissão.